segunda-feira, 28 de novembro de 2016

BEM VINDA PRIMAVERA

                des. Ficou decidido que haveria um fundo com muitas flores para representar uma floresta na primavera e os três alunos que seriam o mato estariam vestidos de verde segurando um mato. Então a música inicia e as cinco rosas entram dançando alegremente durante as duas primeiras estrofes da música.
                Na terceira estrofe, que narra o momento da chegada das bruxas más, as cinco bruxas entram com expressão de malvadas enquanto as rosas ficam paralisadas. Na quarta estrofe as bruxas enfeitiçam as rosas colocando a mão nEm 22 de setembro, inicio da primavera, uma turma de educação infantil no momento do registro do calendário, conversou sobre a mudança da estação e a principal característica pela qual a primavera é conhecida: as flores.
                Os alunos apresentaram o interesse em cantar músicas com flores: A linda Rosa juvenil, O Cravo e a Rosa, Dona Árvore etc. No mês seguinte, todos já sabiam do festival de artes que iria acontecer na escola e que precisavam definir o que iriam apresentar. Na conversa deste dia, surgiu o interesse pela música “A linda rosa juvenil”.
                A partir dessa decisão, muitos assuntos foram discutidos diariamente sobre a apresentação. Os alunos apresentaram suas ideias individualmente, votaram e registraram em gráfico as votações. Ficou decidido que apresentariam a música em forma de peça teatral e os personagens seriam: Rosa Juvenil, Bruxa má, Tempo, Mato e o belo Rei. O grupo se organizou em grupos para representar os papéis, dessa forma haveria 5 Rosas, 5 Bruxas, 2 Tempos, 4 Matos e 5 Reis conforme a escolha de cada um para o papel.
                Dançamos a música em roda para refletir sobre o processo da apresentação e conforme dançávamos discutíamos as possibilidaa cabeça delas e estas permanecem deitadas sem se mexerem.
                A quinta estrofe marca a passagem do tempo, e os dois alunos que representam o tempo estarão em posições opostas e iriam trocar de lugar correndo. Na sexta estrofe os matos crescem e os alunos que são os matos começam a levantar de seus lugares com o mato nas mãos.
                Na sétima estrofe entram os reis, as bruxas que estão no canto da floresta ficam enfurecidas, mas eles entram muito imponentes na floresta e quando observam as rosas deitadas, se encaminham até elas e na oitava estrofe beijam sua testa. Nesse momento as rosas despertam e levantam e na última estrofe todos os personagens batem palmas para o rei com exceção das bruxas que permanecem enfurecidas.
                Durante a construção da apresentação, um problema ficou muito claro para o grupo, conciliar cantar a música com a interpretação. Então os alunos sugeriram conversar com o professor de música da escola. Em conversa, este professor sugeriu gravar a canção e na apresentação seria possível o público ouvir a música e os alunos se preocupariam somente em interpretar.
                Sendo assim foram marcadas duas aulas, uma de ensaio e outra com microfone e outros materiais para a gravação do áudio. Os alunos amaram todo o processo e contribuíram também para a formulação da caracterização dos personagens. As rosas estariam com vestidos de festa e guirlandas de flores na cabeça, as bruxas estariam todas de preto e chapéu de bruxa, o mato vestido de verde e segurando mato, o tempo estaria de branco e com um relógio grande preso na camisa e fitas coloridas presas no pulso representando a velocidade, os reis estariam de manto vermelho, coroa e espada.
 A Linda Rosa Juvenil
 A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil

Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar

E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má

Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim

E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr

E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor

E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei,

Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
Que despertou a rosa assim, bem assim

E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei,
E batam palmas para o rei, para o rei.

Postagem de Dielly Silva de Souza

2 comentários:

  1. Olá Dielly. Acho ótimo postar no blog também. Em 2015 vi uma apresentação com a "A Linda Rosa Juvenil" para encerramento do ano letivo com crianças de 3 e 4 anos. Gostei muito da dinâmica que foi feita bem parecida com a sua. Foi encantador! Parabéns pelo trabalho e pela motivação com as crianças. Essa abordagem com personagens presentes na imaginação e nas histórias ouvidas pelas crianças, estimula a criatividade e proporciona uma leitura diversa do tradicional pois a participação dos alunos nas apresentações trazem essa configuração dinâmica.

    Como trabalhei o projeto Sítio do Pica Pau Amarelo, consegui explorar bastante mitos e lendas do folclore, pois me deu uma abrangência considerável. As atividade e brincadeiras eram em sua maioria voltados para esse lado explorativo e criativo das crianças. Minha apresentação de encerramento foi com a música " Sítio do Pica Pau Amarelo" de Gilberto Gil, como não haveria de ser.(risos) Foi emocionante estar nesse mundo que fez parte da minha infância e reproduzir em atividades, histórias, brincadeiras com os pequenos. Foi muito gratificante!

    Jussara grupo As Caiporas - Seminário IV/CEDERJ

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  2. Obrigada Jussara!

    Parabéns pelo seu trabalho também! O "Sítio do Pica Pau Amarelo" é realmente muito rico! O legal de trabalhar com o folclore é com certeza lembrar da nossa infância! Brincadeiras e músicas que fizeram e fazem parte da nossa vida! rs

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